Sábado, 15 de Fevereiro de 2025
18°C 26°C
Curitiba, PR
Publicidade

Grande festa de posse na Academia Atheniense de Letras e Artes.

A cerimonia se deu no dia 17 de janeiro, no Palácio Cristo Rei/UFMA, S.Luís-Maranhão

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Orquídea Santos
21/01/2025 às 16h24
Grande festa de posse na Academia Atheniense de Letras e Artes.
Novos membros e membros-fundadores da ATHEART

 

70º Sarau de Athenas: posse de novos acadêmicos marca evento da Academia Atheniense de Letras e Artes.

Por Orquídea Santos , Chefe da ASCOM/Academia Poética Brasileira

A Academia Atheniense de Letras e Artes realizou, em uma solenidade marcada por grande emoção a posse de onze novos acadêmicos durante o 70º Sarau de Athenas , um evento que celebra a cultura, a literatura e as artes em sua plenitude, em São Luís, capital do Maranhão - então conhecida como "Athenas Brasileira".

Os novos imortais foram recebidos com honras e reconhecimento, ocupando cadeiras de grande importância no cenário literário. Cada novo membro trouxe a inspiração e o legado de seus patronos, reforçando o compromisso com a preservação e a valorização das artes e da literatura no Brasil.

Linda Barros, antonio de Oliveira, elisa Lago e José Neres também integram a Academia Poética Brasileira.

 

Acadêmicos empossados ​​e seus patronos:

  • Sebastião Bispo Lopes , cadeira 8, Patrono: Catulo da Paixão Cearense .
  • Raimundo Ribeiro Barbosa , cadeira 12, Patrono: Raimundo Nonato Araújo .
  • Antônio Guimarães de Oliveira , cadeira 13, Patrono: Raimundo Nina Rodrigues .
  • Débora dos Reis Cordeiro , cadeira 17, Patrono: Erasmo Dias .
  • Eliane Morais Araújo , cadeira 25, Patrono: Tobias Ponheiro .
  • Lindalva (LINDA BARROS) M. Barros Neres , cadeira 29, Patrono: Reinaldo Faray Coelho .
  • May Guimarães Ferreira , cadeira 38, Patrono: Coelho Neto .
  • Ana Luiza Nazareno Ferreira , cadeira 33, Patrono: Dagmar Desterro e Silva .
  • Karla Virgínia B. de Castro Soares , cadeira 34, Patrono: José Chagas .
  • José Itamar Lima da Silva , cadeira 30, Patrono: Sérgio Figueiredo Ferretti .
  • Maria da Graça Costa e Costa , cadeira 31, Patrono: Antônio Carlos Beckman .

 

O evento reafirma o compromisso da Academia com a perpetuação do saber e a valorização dos grandes nomes da cultura brasileira. A integração dos novos acadêmicos é um marco que simboliza a continuidade do trabalho em prol da literatura, das artes e da memória cultural.

A solenidade no tradicional Palácio Cristo Rey, hoje, vinculado à Universidade Federal do Maranhão - UFMA,  foi acompanhada por momentos artísticos, discursos inspiradores e a presença de membros e ilustres convidados, em uma noite que ficou registrada na história da instituição.

A Academia Atheniense de Letras e Artes segue sendo, naquela região do Brasil, um pilar fundamental no cenário cultural, celebrando o legado de grandes nomes e promovendo a criação literária e artística contemporânea.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
JaimeHá 3 semanas BSB/DFParabéns a todos os envolvidos. Nós agradecemos, por mais um momento, grandioso de cultura.
Linda BarrosHá 4 semanas São Luís -MaranhãoÉ tão gratificante quando nos enxergam e nos valorizam!!!! As Academias verdadeiras galerias de arte e cultura fruto de muito trabalho. Agradeço imensamente a essas duas Egrégias Academias.
Hilmar Hortegal Há 4 semanas São Luís MAA solenidade de posse dos novos imortais ATHENIENSES foi um evento literário de alto nível na Athena Brasileira. A ATHEART cada vez mais bem representada em nossa literária e nossa Cultura. Avante. Acadêmico Hilmar Hortegal.
ANTONIO GUIMARÃES DE OLIVEIRA Há 4 semanas São LuísUma cerimônia digna de uma Academia. Muito bonita posse, as declamações dos empossandos e presença grandiosa de convidados e um grandioso público. Parabéns aos diretores e acadêmicos.
Mostrar mais comentários