A Mulher e o Tempo
(Uma Aquariana arretada)
Riba Um
Ela nasceu em berço de ouro, literalmente, num feliz dia 15 de fevereiro. O pai a batizou Maria Genovefa, em homenagem à sua mãe. Não é Genoveva, mas Genovefa mesmo. Muito aguardada pelo casal, nasceu, cresceu e viveu recebendo mimos. Matriculada no Colégio das Irmãs, pediu pra sair devido "as rezas sem fim" e foi estudar no tradicional Colégio Izabela Hendrix, em Belo Horizonte (MG), onde teve como colegas figuras do porte de Carlos Castelo Branco, jornalista respeitado no país, e Francelino Pereira, depois governador de Minas Gerais. Sempre inquieta e a frente do seu tempo, casou virgem (fazia questão de informar) com o empresário Antonio Severiano de Moraes Correia, também piauiense, mas nascido na bucólica cidade de Parnaíba. Aí virou a Genu Moraes Correia e veio para São Luis do Maranhão, onde o marido tinha negócios, a Companhia Moraes (hoje Duvel), e as Moraes Motores e Tratores em sociedade com Almir Moraes Correia, casado com Helena, uma dama que brilhou na sociedade maranhense por décadas. Enveredou pelo Jornalismo e quando o presidente do Sindicato da classe, Othelino Nova Alves, foi brutalmente assassinado por contrariar interesses obscuros, ela assumiu o cargo e lutou até conseguir que os mandantes e executores fossem julgados e presos. Um recorte: Nathalino Nova Alves é homenageado com estátua no mesmo local em que tombou morto, na Rua de Nazaré, esquina da Praça João Lisboa e em frente ao maior prédio de azulejos portugueses das Américas, onde funcionou o Hotel Serra Negra, propriedade do pai de Zuzu Britto. A rebeldia também ocorreu quando desafiou José Sarney, da Arena (partido que apoiava a Ditadura Militar), se candidatando e se elegendo Vereadora de São Luis pelo MDB, a única oposição naqueles tempos difíceis. Enviuvou em 4 de novembro de 1994 e pensou em ir ao encontro dos filhos Jozias, Lúcia e Lydia, que moravam no Rio de Janeiro, mas optou por permanecer em Teresina, sendo convocada pelo governador Alberto Silva para assumir o Cerimonial do Palácio Karnak, mesmo cargo que permaneceu durante o mandato do sobrinho, Mão Santa.
Lá no Piauí ou aqui no Maranhão, Genu Moraes foi sinônimo de vanguarda e deixou saudades. Axé
******
ATENÇÃO
Baile de Carnaval das Fofinhas
Dia 27.02.25 (quinta-feira)
Local: Basa Clube
Valor do ingresso: R$ 170,00 e infantil R$ 85,00 (7 a 12) anos. Disponíveis nos pontos abaixo;
- Sao Patrício av dos Holandeses
- Lojas Hellas - Ponta D' Areia
- Salão Nonatos - Renascença
- Educandário Santo Antônio- anil das 8h às 16:30 segunda a sexta.
Forma de pagamento: dinheiro ou no pix CNPJ 06012074000124
Atrações
Banda Tchequere
Pepê Junior
Thais Moreno e banda
Corte Momesca
******
A FOTO DO DIA
Amélia Cristina (Bom Dia Sábado, TV Mirante/Globo) nos meus 40 anos no Iate Clube. Conosco, minha amada mãe, dona Loura. 26 anos atrás.
A FRASE
Tem coisa melhor?
"Aprendi com a vida que a vida é breve, e a felicidade é o agora, nos momentos mais simples. Aliás, aprendi que o mais requintado da vida é ser simples. Simplicidade é top".
riba um
Foto 02
Quilombo de Damásio
- Guimarães/Maranhâo
Quadrilha Junina "Lua Nova", lançamento do tema de 2025.
Homenagem aos padrinhos:
Zuzu Britto e Riba Um
Sábado, 15.02.25
Foto 03
Art Déco
Riba Um
Surgido no ano de 1920, na Europa, o estilo de decoração de interiores que mistura bom gosto e artes firmou-se como um enorme desafio para decoradores, estilistas, designs e afins.
Na foto, de um dos espaços da cozinha de minha casa, o painel mostra elementos do mar (âncora, leme e peixes em azulejos), do folclore genuinamente maranhense (o bumba-meu-boi representado pelas "matracas" - um dos sotaques - o azulejo com o boi e o Amo, e um boizinho atrás de uma estrela - menção ao Boi Barrica. Complementando o cenário, uma almofada de renda de bilro adornada com elementos marinhos. A renda de bilro é uma das referências da Raposa, município da Ilha de São Luís, onde fica minha morada. Axé!
Aniversário de Magnólia Soares
A coluna se solidariza com essa mulher maravilhosa, Magnólia Soares, que festejou mais uma primavera rodeada de amigos.
VÍDEO-BÔNUS
Esse filme tem roteiro e direção minha e foi lançado quando Neiva Moreira completou 90 anos, em solenidade no auditório do Memorial Maria Aragão, com as presenças do presidente nacional do PDT (partido que ele fundou com Leonel Brizola), governador Jackson Lago e outras personalidades. Na ocasião, foi apresentado o show "Tião canta João", com o músico e cantor maranhense Tião Carvalho e banda. Pelo documentário recebi Menção Honrosa do Festival É Tudo Verdade, no Rio Grande do Sul.