Sábado, 15 de Março de 2025
17°C 22°C
Curitiba, PR
Publicidade

Uma homenagem às Mulheres Brasileiras. RIBA UM Especial

Da coluna de Riba UM, exclusivo para a Plataforma do Facetubes

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Riba UM
07/03/2025 às 11h15
Uma homenagem às Mulheres Brasileiras. RIBA UM Especial
Maria Melo, que completa 80 primaveras neste março e simboliza muito bem a trajetória dessas guerreiras.

Mulheres Valentes
Riba Um


Neste março de fartas águas, o dia 8 é dedicado a elas e a origem da data não é consenso, pois vários fatos históricos se somam a partir do Século XIX, quando se iniciaram as lutas por melhores condições de trabalho e respeito já que as mulheres trabalhavam 16 horas por dia durante toda a semana, com um descanso mínimo de apenas 1 dia, além de serem vigiadas nas idas ao banheiro, sofrerem abusos sexuais e receberem salários bem menores que os homens. Em 1911, 125 mulheres morreram em um incêndio de uma fábrica na cidade de New York (EUA), sendo todas elas imigrantes judias e italianas com idades entre os 13 e os 23 anos. Dois anos depois, em 1917, 90 mil mulheres russas foram as ruas com o manifesto "Paz e Pão", rogando por comida e pela volta dos maridos da Guerra. Pelo calendário russo, era 23 de fevereiro, mas no Gregoriano era 8 de março. 

 

Riba UM e sua mãe

Na história da humanidade, o machismo se impõe em todas as esferas e inclusive nas religioes, que cultuam um Deus, homem, mesmo com a subjetividade que o tema impõe por si mesmo. Ele criou? E porque não Ela?


Nesta luta incessante por igualdade e respeito, algumas conquistas valiosas foram registradas, mas o caminho é árduo e a estrada longa, pois as estatísticas estão aí para provar que a cada seis horas uma mulher é assassinada apenas por ser mulher; o negacionismo permanece insistindo que o macho existe para dominar e a fêmea para se deixar. Mesmo assim, muitas delas se impõem e conseguem proezas que "eles" nem passam por perto. 


A foto que ilustra o texto é de Maria Melo, que completa 80 primaveras em março e simboliza muito bem a trajetória dessas guerreiras.
Também em março estreiam idades novas: Márcia Nascimento Sousa (dia 4), Zefinha Bentivi (5), Clores Holanda (11), Amparo Freitas (13), Euda Batista (14), Maria José - Dedé Lula (19), Tereza Cândida Brauna Moreira Lima (22), Paulinha Lobao (26), e as gêmeas Ana Teresa e Silvana - by Zuzu Britto - (31). A elas, extensivos a  todas as bravas mulheres que enobrecem e fazem mais delicado o exercício da vida, felicitações e absoluta cumplicidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
alcina maria silva azevedoHá 1 semana Campinas -SPGRANDES MULHERES QUE VENCERAM INJUSTIÇAS E SOFRIMENTOS, MAS SEGUIRAM EM FRENTE. A LUTA AINDA CONTINUA, POIS MUITAS MULHERES SE CALAM, POR MEDO.
Mostrar mais comentários