Arrastão do Amor é campeã entre as mirins, Brilho da Noite lidera entre os bois, Noda de Caju surpreende no Grupo B; final começa nesta sexta (28)
A manhã desta sexta-feira, 27, foi marcada por fortes emoções no auditório da escola José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira. A apuração das notas da primeira fase do 38º Festejo Junino revelou os grupos que avançam para as finais nas categorias juninas do Grupo A, Grupo B e bois-bumbás. Já na categoria mirim, a apuração também coroou a Arrastão do Amor Mirim como campeã da edição 2025.
O evento de apuração reuniu representantes das quadrilhas, da Liga Cultura e Secretaria de Cultura (Secult), que acompanharam ansiosos cada envelope aberto. Os cinco primeiros colocados dos grupos A e B e dos bois-bumbás garantiram vaga na final, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho.
Categoria Mirim: Arrastão do Amor é campeã, em ano de estreia da mirim
Com 59,90 pontos, a junina Arrastão do Amor Mirim conquistou o título de campeã da edição 2025 entre as mirins. A vitória foi comemorada com muita emoção. A junina é representada pelas crianças moradoras da Folha 8, que ensaiaram ao longo dos últimos meses na quadra da Escola Odilia Maia.
Fábio Martins, coreógrafo e marcador da quadrilha, celebrou o feito com gratidão.
Fábio Martins, coreógrafo e marcador da quadrilha
“É uma coisa muito louca porque não estava nos meus planos trabalhar com quadrilha esse ano. Mas conheci o pessoal da Arrastão, ouvi a história e entrei de cabeça. É minha primeira vez com quadrilha mirim e foi uma experiência transformadora. Essas crianças não saem só dançarinas, saem cidadãos melhores por tudo que vivenciaram”, disse Fábio, que é natural de Parauapebas e chegou recentemente a Marabá.
Classificação Mirim
Bois-Bumbás: Brilho da Noite se coloca como favorito, Flor do Campo está fora da final
Na categoria dos bois-bumbás, o Brilho da Noite garantiu o primeiro lugar com 59,80 pontos e lidera o grupo rumo à final. Além da pontuação geral, a agremiação também conquistou quatro troféus individuais, incluindo os de Melhor Boi e Melhor Sinhazinha.
Marçal Santos, coordenador do grupo, comemorou o bicampeonato.
“O trabalho foi feito com muita dedicação e o resultado está aí. Quem apresenta um bom trabalho é reconhecido. Agora é só alegria, vamos pra final com ainda mais força”, disse.
Classificação Boi-Bumbá
Ordem de apresentação da sexta, 27, final do Boi Bumbá
1. Amor Perfeito Mirim (3º colocada mirim)
2. Senador
3. Treme Terra
4. Estrela Dalva
5. Aroeira
6. Brilho da Noite
Grupo B: Noda de Caju lidera e estreia com força
A grande surpresa do Grupo B foi a junina Noda de Caju, que estreou neste ano e já alcançou o primeiro lugar da primeira fase com 60,20 pontos. O grupo, oriundo da Nova Marabá, encantou o público com seu enredo, coreografia e visual.
Guilherme Fernandes, marcador da junina, afirmou que o resultado é fruto de uma caminhada coletiva.
Guilherme Fernandes, marcador da junina Noda de Caju
“Sentimos o apoio do público desde o início e hoje tivemos a confirmação de que estamos no caminho certo. O sentimento é de alívio e de dever cumprido. Nosso destino era a Arena Z-30 e amanhã vamos celebrar isso no palco”, declarou.
Classificação Grupo B
Ordem de apresentação do sábado, 28,final do Grupo B
A final, definirá os dois times que sobrarem para o Grupo A
Grupo A: empate na liderança e definição dos rebaixados
A disputa no Grupo A foi acirrada. Duas juninas terminaram empatadas em primeiro lugar com 60,40 pontos: Fogo no Rabo e Arrastão do Amor. Elas lideram a classificação geral e vão se enfrentar novamente na grande final. Também avançaram para a disputa decisiva Arretados da Paixão (60,30), Fuá da Conceição (60,20) e Balão de Chita (60,10), que também se classificou nos critérios de desempate com a Junina Amor Perfeito (60,10), que ficou de fora.
As duas últimas colocadas, Sereia da Noite e Gigantes do Norte, foram rebaixadas para o Grupo B da próxima edição.
Classificação Grupo A
Ordem de apresentação do domingo, dia 29, final do Grupo A
A fase final do 38º Festejo Junino de Marabá ocorre na Arena Z-30ª. Com início sempre às 19h30min. As finais prometem ainda mais emoção, beleza e talento no maior evento cultural do calendário junino do sul e sudeste do Pará.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Lúcio Silva
The post Cultura: Apuração do 38º Festejo Junino define campeã mirim e finalistas das juninas adultas e bois-bumbás appeared first on Prefeitura de Marabá .