
Inovação na Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas que vale destaque. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou a IA Gemini do Google para todos os educadores do município. A Inteligência Artificial está liberada e integrada para todos os servidores da educação municipal.
O acesso deve ser realizado pelo e-mail institucional. A ferramenta representa um universo de possibilidades para otimizar a atuação dos profissionais e inovar em sala de aula. O objetivo é potencializar o trabalho que já é realizado e, principalmente, ampliar o letramento digital dos educadores.
O que os educadores podem fazer com o Gemini? Uma das ferramentas mais poderosas é a capacidade de criar seus próprios assistentes virtuais personalizados. Imagine ter um assistente para:
Criar um “tira-dúvidas” 24h para sua matéria;
Desenvolver tutores virtuais que ajudam no reforço escolar;
Automatizar respostas para perguntas frequentes de pais e alunos;
Gerar planos de aula, atividades e projetos inovadores em segundos.
A coordenadora da Divisão de Tecnologia Educacional, Thaís Morgana, ressalta que a utilização da inteligência artificial deve ser feita com responsabilidade e segurança. “Evitem usar fotos e dados pessoais de estudantes e estejam sempre atentos às regras de segurança e uso, de acordo com a faixa etária. Para assuntos administrativos e pedagógicos, utilizem sempre o e-mail institucional”, alerta.
Neste sentido, diversos encontros formativos vêm sendo realizados desde abril, incluindo uma mentoria exclusiva para diretores, supervisores, coordenadores e demais lideranças escolares, que será finalizada no dia 27/10/2025, com roda de conversa sobre o uso ético da IA e propostas de atividades desplugadas.
Mín. 15° Máx. 22°