O alto custo do baile da Ilha Fiscal
Textos escolhidos: Hélio Rocha/Jornal Opção
A festa foi uma homenagem à tripulação do navio chileno almirante Concrane e também para festejar as bodas de prata da princesa Isabel e do conde D’Eu
O Baile da Ilha Fiscal | Foto: Wikimedia Commons
Quem chega ao Rio de avião pelo Aeroporto Santos Dumont tem uma boa ideia da Ilha Fiscal, que fica próxima. No tempo de Dom Pedro II, ela pertencia à casa imperial e nela se edificava um palacete. Foi lá que se realizou uma célebre festa. Foi no dia 9 de novembro de 1889, um sábado.
Por incrível que pareça, seis dias depois o império caiu, com a proclamação da República. A festa foi uma homenagem à tripulação do navio chileno almirante Concrane e também para festejar as bodas de prata da princesa Isabel e do conde D’Eu. Dom Pedro II tinha fama de austero, mas essa festa foi super suntuosa, com fantásticos gastos. Compareceram mais de 5 mil e 500 pessoas. Veja-se que nela se consumiu.
Na festa foram consumidos 3 mil pratos de sopa, 50 caixas de peixes grandes, 800 latas de lagosta, 800 quilos de camarões, 100 latas de salmão, 3 mil latas de ervilhas, 1.200 latas de aspargos, 400 diferentes saladas, 800 latas de trufas, 12 mil frituras, 3.500 peças de caça miúda, 1.500 costeletas de carneiro, 1.200 frangos, 250 galinhas, 500 perus, 64 faisões, 80 patos, 23 cabritos, 25 cabeças de porco, 18 mil frutas, 1.200 pratos doces, 20 mil sanduíches, 14 mil sorvetes, 50 mil quilos de gelo – tudo isso regado a 10 mil litros de cerveja, 80 caixas de champanhe, 20 Caixas de vinho branco, 78 de tinto, 90 vinhos de sobremesa, além de 26 de conhaque, vermutes e outros licores.
IHGM MIL POEMAS PARA GONÇALVES DIAS: uma homenagem à memória histórico-literária
ESPECIAIS Cresce a onda de censura a livros nas escolas dos EUA, por disputas políticas e pressões ideológicas
BOMBÍSSIMA Vitória no Senado: agressores de mulheres devem usar tornozeleira eletrônica de imediato
+1mil acessos “Cordel Brasileiro e a força transformadora da Mulher”, por Esmeralda Costa
Renata Barcellos “Como será o amanhã?”. Por Renata Barcellos (BarcellArtes)
ASTROLOGIA E POESIA Os buzios estão reavaliando algumas atitudes de poetas e escritores, após o início do ano Mín. 12° Máx. 23°
Mín. 13° Máx. 26°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 27°
Tempo limpo
Colunista Socorro Guterres Socorro Guterres: “O retorno de Ulisses”. exclusivo para o Facetubes
Academias Brasil/Exterior Coirmãs De Carlos Nina, especial para a Plataforma Nacional do Facetubes: “A erosão do discernimento”.
DINO DE ALCÂNTARA ANTONIO LOBO O DESCOBRIMENTO DO BRASIL
ACADEMIA POÉTICA BRASILEIRA Escritor maranhense inovador do século XIX ganha força entre amantes da literatura fantástica.