Domingo, 09 de Maio de 2021 02:08
[email protected]
Internacional 45 ANOS DE IMPRENSA

45 anos de imprensa: Mhario Lincoln entrevista um dos mais famosos Pais de Santo do Brasil: BITA DO BARÃO

Esta data marca os 12 anos da entrevista original, em São Luís do Maranhão.

15/04/2021 18h33 Atualizada há 3 semanas
531
Por: Mhario Lincoln Fonte: Divulgação
Foto: Google
Foto: Google

O Pai de Santo Wilson Nonato de Sousa, conhecido como Bita do Barão morreu em abril de 2019. Antes de ganhar fama e prestígio internacional, Bita foi perseguido pela polícia e teve que lutar muito, escondido nas matas de sua cidade natal, Codó (MA) para superar os obstáculos que lhe foram atravessados no caminho. "Não desisti. Uma luta árdua. Mas eu venci", disse ele numa parte desta entrevista longa que Mhario Lincoln e José Salim fizeram com ele em 2009, nos estúdios da WEBTV MLB, em S. Luís-Ma. 

Como Babalorixá transformou a cidade de Codó (MA) num centro da Umbanda maranhense, num braço afro-religioso conhecido como Terecô (porque canções são mais rápidas e mais dinâmicas), igual o estado de espírito do menino Wilson Nonato, cujo apelido Bita aconteceu por ser ele super ativo, "parecido com a irrequieta cabrita, que também é chamada de bita em minha terra", explicou. 

Lá por volta de 1995, Bita do Barão passou definitivamente para a lista dos mais procurados Pais de Santo do Brasil, inclusive, ganhou fama mundial e atraiu políticos e artistas famosos.

Com a morte de Bita, quem deu continuidade à saga foi a filha, assim descrita por ele como: "uma filha querida, minha vida, meu mundo, minha Janaína".

1976-2021

Os familiares, quando da morte dele, assim se expressaram: "Por mais que um dia a morte chegue para o Mestre Bita, seu trabalho na terra nunca irá parar. Seus seguidores e sua filha Janaína darão continuidade a tudo que ele deixará aqui. Ao longo dos anos ele já vinha preparando sua filha para permanecer no seu lugar, após sua partida. Salve o nosso mestre Bita do Barão".

Pois bem! 12 anos depois da entrevista original, a VídeosTV do facetubes.com.br decide reviver esse episódio profissional na vida do jornalista Mhario Lincoln e liberar - em conta-gotas - a íntegra de uma entrevista que chegou a ter, em um segundo momento, mais de 90 mil acessos. Então, vejam a PARTE 01, reeditada, dessa conversa polêmica, bem-humorada e com aspectos de uma personalidade forte, do Pai de Santo BITA DO BARÃO, no mês em que completa 3 anos de falecimento.

Mais de 90 mil visualizações.

 

 

 

 

 

 

"Obrigado ao jornalista José Salim e ao cinegrafista Marcílio Dias por me acompanharem nessa empreitada", escreveu o jornalista  Mhario Lincoln.

Abaixo, a Parte 01 da entrevista:

"

4 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 01h58 - Fonte: Climatempo
13°
Muitas nuvens

Mín. 12° Máx. 18°

13° Sensação
9 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias