Sábado, 20 de Abril de 2024 03:55
editor-sênior, jornalista Mhario Lincoln
Grandes Livros Erros da Humanidade

O brilhante Alan Turing condenado e castrado por ser homossexual na Londres, anos 50

O perdão tardio

17/07/2021 11h27 Atualizada há 3 anos
Por: Mhario Lincoln Fonte: Divulgação
capa
capa

Alan Turing (1912-1954) foi um dos mais respeitados matemáticos britânicos, pioneiro da computação e considerado o pai da ciência computacional e da inteligência artificial, até um fato dramático acontecer em sua vida. Alan, começa a abalar o Mundo desde os 15 anos, quando rapidamente resolvia problemas matemáticos complexos. Nesse mesmo período, ele descobriu-se homossexual. E isso - através da sociedade da época - começou a entravar sua brilhante carreira, fato que revolta as pessoas até hoje.

Mas, Allan formou-se em Matemática e empreendeu estudos para criar uma máquina automatizada, que materializasse a lógica humana e solucionasse qualquer cálculo representado no formato de um algoritmo, que seriam exibidos no formato de instruções a serem processadas de forma mecânica, dentro da própria máquina. A “Máquina de Turing” se tornou um protótipo dos computadores modernos.

Como uma das cabeças pensantes importantes da época, foi convidado a trabalhar no importante Laboratório Nacional de Física do Reino Unido. Lá, criou o Manchester 1, o primeiro computador com as diretrizes parecidas com as de hoje. 

Porém, em 1952, Alan Turing enfrentou um processo criminal porque a Inglaterra, considerava o homossexualismo como crime. Por causa disso, Foi destituído de seu posto no Bletchley Park, o centro inglês de descodificação. Condenado, acabou castrado quimicamente (com injeções de hormônios femininos).

Muito abalado com tudo isso, Alan Turing morreu aos 41 anos, dia 07 de junho de 1954, por intoxicação de cianeto. 

Tardiamente, uma campanha de perdão ao matemático começou na internet, exigindo um pedido póstumo por parte do governo britânico. Em 2009, o então primeiro-ministro inglês Gordon Brown, se desculpou em nome do governo, e no dia 24 de dezembro de 2013, Turing foi perdoado postumamente da condenação por prática homossexual, pela rainha Elizabeth II.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba, PR
Atualizado às 00h05
13°
Tempo limpo

Mín. 11° Máx. 24°

12° Sensação
2.06 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (21/04)

Mín. 12° Máx. 26°

Tempo limpo
Amanhã (22/04)

Mín. 14° Máx. 27°

Tempo limpo
Ele1 - Criar site de notícias