Sábado, 27 de Novembro de 2021
23°

Alguma nebulosidade

Curitiba - PR

Internacional Textos Escolhidos

Da BBC News Mundo: "Por que usar muito a cabeça não é pensar com inteligência, segundo autora"

(Este facetubes não tem fins lucrativos, nem publicitários).

16/10/2021 às 22h11
Por: Mhario Lincoln Fonte: Ana Pais/Da BBC News Mundo
Compartilhe:
Homem com cabeça de cavalo CRÉDITO: GETTY IMAGES
Homem com cabeça de cavalo CRÉDITO: GETTY IMAGES

Ana Pais/Da BBC News Mundo

"Use sua cabeça": a frase é repetida ao longo de nossas vidas como conselho ou mesmo como repreensão.

A sociedade atual gira em torno do cérebro e de seu poder.

Trata-se de "uma maravilha insondável, a estrutura mais complexa do universo", escreve a jornalista científica Annie Murphy Paul em seu recente livro Extended Mind: The Power of Thinking Outside the Brain ("Mente estendida: o poder de pensar fora do cérebro", em tradução livre).

Como girafas resolvem problema que mata milhões de pessoas todos os anos

O homem que criou alface vermelha usada em saladas no espaço

"O cérebro é realmente incrível", disse ela à BBC News Mundo (serviço de notícias em língua espanhola da BBC), "mas também é muito limitado."

Por esse motivo, Murphy Paul diz que usar demais o cérebro não nos torna mais inteligentes, muito pelo contrário.

Em seu livro, a autora americana analisa pesquisas neurocientíficas que mostram como podemos "pensar fora da cabeça" e dá exemplos práticos para usarmos nosso corpo, meio ambiente e relacionamentos como extensões mentais que nos ajudam a melhorar a concentração, a compreensão e a criatividade.

Annie Murphy Paul - A frase "use sua cabeça" encapsula uma atitude em relação ao pensamento com a qual a maioria de nós cresceu e incorporou, mas acho que é problemática. Ela assume que o pensamento acontece aqui (toca a testa) e que, para resolver um problema, aprender algo novo ou gerar uma nova ideia, é preciso trabalhar mais a cabeça.

Nesse sentido, existe uma metáfora muito difundida do cérebro como um músculo, que indica que quanto mais você o exercita, melhor funciona. Mas o cérebro sozinho é bastante limitado e instável. Não é uma máquina pensante todo-poderosa e multifuncional.

CRÉDITO: ANNIE MURPHY PAUL

Annie Murphy Paul

O mais recente livro da jornalista científica Annie Murphy Paul foi publicado em junho.

Na verdade, esse órgão evoluiu para fazer certas coisas e não são as coisas que pedimos para ele fazer em nossas vidas modernas, como pensar em conceitos abstratos ou teorias contraintuitivas e absorver todas essas informações o tempo todo.

Portanto, dizer "use sua cabeça" é, na verdade, se trancar em uma caixa e se isolar de uma série de estratégias extraneuronais.

Leia a entrevista completa no link:https://www.bbc.com/portuguese/geral-58732767

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias