Foto: Nelson Freire - Divulgação / Festival Internacional de Música/Original : redação de "Aventuras na História - AH"
O grande pianista brasileiro Nelson Freire, tido como um dos maiores do mundo, morreu nesta madrugada, aos 77 anos de idade. Ele estava em sua casa, no Rio de Janeiro. A causa do óbito, porém, não foi divulgada.
Nascido na cidade mineira de Boa Esperança, em 18 de outubro de 1944, Nelson Freire, começou a tocar piano com apenas 3 anos de idade. Dois anos mais tarde, realizou seu primeiro recital, no Teatro Municipal de São João Del Rei.
Com 12 anos, o menino prodígio iniciou seus estudos na Europa. Tempos depois, Nelson se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven e de Chopin, conforme informou o G1.
Durante muito tempo, o músico se recusou a fazer gravações, uma vez que acreditava que a música acontecia somente ao vivo.
Foi somente no ano de 2001 que ele começou a lançar discos, com interpretações de artistas como Debussy e Villa-Lobos.
No ano de 2003, o cineasta João Moreira Salles lançou um documentário sobre a vida do pianista, trazendo ao público temas que parte desde a infância até as grandes turnês mundiais do artista.
DIA DO FILÓSOFO Pesquisa mostra como Jó, Eclesiastes, Provérbios, Gênesis e João transformam fé, sofrimento, razão e existência em questões filosóficas
Pais&Filhos Eternos? Pais e filhos: quando a literatura desmonta a ideia de que amar significa possuir
EXCLUSIVO Cidades inseridas em grandes romances, ultrapassam seus limites estáticos e estéticos
BOMBÍSSIMA “Meu pé de laranja Lima” é um sucesso editorial na Europa e na Asia. Livro fundamental na Coreia do Sul.
Especiais em PDF Um presente da Plataforma Nacional do Facetubes para aqueles que ainda não leram
Livros & Livros “Poetas, Filósofos e Xamãs”: Neiza Teixeira reintegra a palavra à poesia, à filosofia e ao rito Mín. 15° Máx. 19°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 10° Máx. 17°
Chuva
Colunista Socorro Guterres Em visita a Curitiba-PR, a acadêmica Socorro Guterres escreveu: “UM MITO LITERÁRIO”.
Joizacawpy Costa SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”