Leila, simplesmente Leila Diniz
*Redação do facetubes com pesquisa e (https://observatorio3setor.org.br/).
Nesta Semana das Mulheres, vale relembrar Leila Diniz, naquela época considerada uma mulher independente e de muito carisma. Ela nasceu em Niterói (RJ), no dia 25 de março de 1945. Era professora do jardim de infância, em Ipanema. Depois, ao conhecer o cineasta Domingos de Oliveira e se casar com ele, teve a chance de ser atriz.
Logo, estava nos palcos do teatro. Depois, foi para a TV Globo, atuando em telenovelas. Após a separação com Domingos (a relação durou 3 anos), casou-se com o cineasta moçambicano Ruy Guerra, com quem teve uma filha, Janaína. Nesse período, participou de quatorze filmes, doze telenovelas e várias peças teatrais.
Entretanto, Leilinha (como era chamada carinhosamente pelos seus) realmente ficou conhecida da grande mídia por quebrar tabus exatamente em pleno período pós-64. A foto dela mais conhecida e que "escandalizou" o Brasil foi ao exibir a sua gravidez de biquíni na praia.
Era considerada uma mulher à frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções. Em reportagem recente publicada no portal (https://observatorio3setor.org.br/), o seguinte texto:
"Foi invejada e criticada pela sociedade conservadora das décadas de 1960 e 1970 e até por algumas feministas que consideravam que ela estava a serviço dos homens. Perseguida pela polícia e pela Política Social, Leila se escondeu em Petrópolis no sítio do colega de trabalho Flávio Cavalcanti, tornando-se em seguida jurada do programa do apresentador. Na mesma época, foi acusada de ter ajudado militantes da esquerda. Alegando razões morais, a TV Globo do Rio de Janeiro não renovou o contrato da atriz. De acordo com a emissora, não haveria “papel de prostituta” nas próximas telenovelas".
Na verdade, Leila passou a mensagem de que Leila Diniz poderia, sim, ser dona de seu próprio nariz e fazer as escolhas que quisesse fora dos padrões impostos pela sociedade (aparentemente rígida) da época.
Leila Diniz, infelizmente, veio a falecer em um acidente aéreo. Tinha 27 anos. Dia 14 de junho de 1972, no voo 471 da Japan Airlines, quando voltava de uma viagem à Austrália.
DIA DO FILÓSOFO Pesquisa mostra como Jó, Eclesiastes, Provérbios, Gênesis e João transformam fé, sofrimento, razão e existência em questões filosóficas
Pais&Filhos Eternos? Pais e filhos: quando a literatura desmonta a ideia de que amar significa possuir
EXCLUSIVO Cidades inseridas em grandes romances, ultrapassam seus limites estáticos e estéticos
BOMBÍSSIMA “Meu pé de laranja Lima” é um sucesso editorial na Europa e na Asia. Livro fundamental na Coreia do Sul.
Especiais em PDF Um presente da Plataforma Nacional do Facetubes para aqueles que ainda não leram
Livros & Livros “Poetas, Filósofos e Xamãs”: Neiza Teixeira reintegra a palavra à poesia, à filosofia e ao rito Mín. 15° Máx. 19°
Mín. 16° Máx. 25°
ChuvaMín. 10° Máx. 17°
Chuva
Colunista Socorro Guterres Em visita a Curitiba-PR, a acadêmica Socorro Guterres escreveu: “UM MITO LITERÁRIO”.
Joizacawpy Costa SETEMBRO AMARELO: “ATENÇÃO! SINAL AMARELO”
Coluna de RUY PALHANO A crise na Justiça e os impactos comportamentais, institucionais e morais
Academias Brasil/Exterior Coirmãs JOÃO AURÉLIO DO VALE: “ENQUANTO HOUVER QUEM CARREGUE ESSA BANDEIRA, A HISTÓRIA DO MEU PAI NÃO IRÁ MORRER”