Redação do Facetubes
Gabriel García Márquez não pretendia publicar seu último romance, "Em Agosto nos Vemos", devido a problemas de memória agravados pela quimioterapia que ele estava fazendo para tratar o câncer. Seu irmão, Jaime García Márquez, confirmou que o escritor estava lutando com a demência senil e se concentrando em recuperar sua saúde para concluir seus projetos. Além disso, o estilo do romance é mais descritivo do que reflexivo, e o espanhol usado por García Márquez é moderado, sem os excessos poéticos de suas obras anteriores.
Os filhos de García Márquez, Rodrigo e Gonzalo, decidiram publicar o livro apoiando-se no conceito do editor pessoal do escritor, Cristóbal Pera. Eles autorizaram a publicação pela Penguin Random House após revisar o arquivo de García Márquez, que continha várias versões do romance, trabalhadas intensamente entre 2002 e 2004, e uma "versão final" enviada a sua agente literária, Carmen Balcells, em 2004. A edição final do livro, de 150 páginas e cinco capítulos, respeita cada palavra escrita por García Márquez.
A novela não foi reescrita por outra pessoa, mas passou por um processo de edição que envolveu a compilação de detalhes presentes em vários manuscritos. O editor Cristóbal Pera e os filhos de García Márquez garantiram que nada foi adicionado aos originais finais, e o trabalho consistiu em coletar detalhes dispersos nos diversos manuscritos para criar a versão final .
A história é centrada em Ana Magdalena Bach, que visita a tumba de sua mãe todos os anos em agosto e experimenta uma transformação, levando-a a ter aventuras fugazes que moldam seu destino ao longo de cinco anos. O romance é visto como um estudo psicológico e uma obra contemporânea que coloca a mulher e seu desejo na maturidade no centro da narrativa.
Especialistas e admiradores de García Márquez têm recebido a publicação deste romance póstumo com entusiasmo, vendo-o como um presente literário que honra o legado do escritor e permite que os leitores continuem explorando sua compreensão profunda do ser humano e sua afeição pelas vicissitudes da vida. O escritor e tradutor brasileiro Eric Nepomuceno destacou que, embora a novela não contenha elementos característicos de Macondo, ela reflete a criatividade e a linguagem melódica pelas quais García Márquez é conhecido mundialmente.
Internacional FT Mulheres que escreveram a Espanha por dentro e com muita coragem
A MÚSICA DE MHL Rede Facetubes decide criar página no Facebook para guardar as mais de 100 letras musicais de MHL
INTERNACIONAIS Livrarias japonesas viram destino cultural e apontam nova rota para o mercado do livro
11 de SETEMBRO Além da tragédia de 11 de setembro de 2001, nos EUA: dois livros brigam por credibilidade, 25 anos depois
LEIÇÕES ACADÊMICAS Brasil e França vão eleger novos imortais no mesmo dia: sucessões de Zuenir Ventura e Vargas Llosa movimentam academias
Especiais Especial: “(...) a artista Susana Pinheiro me ensinou a compreender uma tela”, de Mhario Lincoln Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 17°
Tempo nubladoMín. 11° Máx. 21°
Tempo nublado
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”