TEXTOS ESCOLHIDOS.
Original do “Dicas Online”
Há 67 anos, Laika foi lançada ao espaço. Seu nome significa "pouco latido", mas seu verdadeiro nome era Kudrjavka, que em russo significa "encaracolado". Laika foi pego na rua em Moscou. Metade Husky e metade Terrier, ela tinha cerca de 3 anos de idade no momento da sua seleção.
Foi escolhido porque era calmo, dócil e perfeitamente adaptável à cápsula do Sputnik 2. Mesmo que a missão estivesse equipada com sistemas de suporte de vida (comida e água), não previa o retorno: para Laika, era uma sentença de morte.
O interior do satélite foi forrado, com espaço suficiente para ele ficar em pé ou deitar. A temperatura interna foi definida em 15 °C, e um sistema de refrigeração deveria tê-lo protegido contra choques térmicos.
No dia 3 de novembro, às 2 horas da manhã, o Sputnik 2 foi lançado para o espaço. Laika provavelmente sobreviveu por cerca de sete horas, embora algumas fontes afirmam que sua agonia durou até quatro dias. Sozinha no espaço.
O satélite regressou à atmosfera cinco meses depois, em 14 de Abril de 1958, após ter feito 2570 órbitas em torno da Terra e desintegrar-se na reentrada.
Todos os anos, antes do outono, sinto a necessidade de contar esta história, talvez com palavras novas. Há uma profunda culpa que todos nós devemos sentir ao ler o que fizemos a Laika.
O progresso humano tem sido muitas vezes alcançado à custa dos animais, que não têm nada a ver com o nosso desejo de supremacia.
Muitos acreditam que esse foi um preço aceitável para nossas conquistas, mas parece óbvio, mesmo lendo esta história, que era apenas uma forma de prevaricação. Tínhamos o dever de escolher outro caminho.
Ainda temos esse dever hoje.
Desculpe, Laika. A humanidade te traiu ????.