Domingo, 15 de Junho de 2025
10°C 18°C
Curitiba, PR
Publicidade

“AS CORES DO SWING” Livro de Augusto Pellegrini.

As orquestras mais influentes do Mundo.

Mhario Lincoln
Por: Mhario Lincoln Fonte: Augusto Pellegrini
12/05/2025 às 12h47
“AS CORES DO SWING” Livro de Augusto Pellegrini.
Montagem com fotos Google. (Divulgação).

Augusto Pellegrini

**********

Artie Shaw (1910-2004)

Nome completo – Arthur Jacob Arshawsky
Nascimento – Nova York-New York-EUA
Falecimento – Thousand Oaks-Califórnia-EUA
Instrumento – clarinete

 

Comentário – Dizem os biógrafos que Artie Shaw provavelmente não tenha alcançado um lugar mais elevado entre as big bands de jazz por causa da sua personalidade oscilante. Após gravar a música “Begin The Beguine” em 1938, ele tinha tudo para assumir o lugar de Benny Goodman na preferência popular, mas não conseguiu manter a orquestra tocando regularmente, pois costumava encerrar abruptamente as suas atividades para reiniciar com uma nova equipe alguns meses depois. Sua instabilidade emocional também se revelou na vida particular. Desde pequeno, Shaw se mostrou muito inquieto, embora fosse bastante disciplinado quando o assunto era música: tocava clarinete e sax-alto com perfeição e estreou na orquestra dançante de Johnny Cavallaro aos quinze anos, em 1925, para mais tarde tocar com a banda de Austin Wylie e finalmente ingressar na Irving Aaronson’s Commanders em 1930. Shaw trabalhou com pequenos conjuntos até que montou a sua famosa orquestra em 1938, para em questão de semanas se destacar no cenário nacional.

 

Muito charmoso e elegante, Shaw foi casado oito vezes, sempre com mulheres belíssimas – entre elas, as atrizes de Hollywood Lana Turner, Ava Gardner e Evelyn Keyes e a novelista Kathleen Winsor. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele levou a orquestra a se apresentar no front do Pacífico para ajudar na motivação dos soldados. Em 1952, dois anos antes de encerrar precocemente as atividades de bandleader, Artie Shaw escreveu sua autobiografia, também precoce, pois foi escrita aos quarenta e dois anos, intitulada “Trouble With Cinderella” (Encrencas com Cinderela), na qual ele conta os problemas de relacionamento com todas as ex-esposas até então. Artie Shaw manteve-se musicalmente ativo durante os anos 1930 até os anos 1950, e depois disso apenas esporadicamente concordava em se apresentar em público para um evento musical ou uma entrevista.

 

Alguns dos principais músicos que participaram da orquestra – Al Cohn (sax-tenor), Bernie Glow (trompete), Billy Butterfield (trompete), Buddy Rich (bateria), Dave Tough (bateria), Dodo Marmarosa (piano), Don Fagerquist (trompete), George Auld (sax-tenor), Hot Lips Page (trompete), Jimmy Raney (guitarra), Johnny Guarnieri (piano), Ray Conniff (trombone), Roy Eldridge (trompete), Sy Zentner (trombone), Tony Pastor (sax-tenor), Zoot Sims (sax-tenor).

 

Resumo da discografia (gravações no período de 1936 a 1946)

All Things You Are (Oscar Hammerstein II-Jerome Kern)
Any Old Time (Artie Shaw)
April In Paris (Vernon Duke-Edgar “Yip” Harburg)
Back Bay Shuffle (Teddy McRae-Artie Shaw)
Begin The Beguine (Cole Porter)
Concerto For Clarinet (Artie Shaw)
Cross Your Heart (Buddy DeSylva-Lewis Gensler)
Dancing In The Dark (Howard Dietz-Arthur Schwartz)
Deep In A Dream (Eddie De Lange-Jimmy Van Heusen)
Deep Purple (Peter DeRose-Mitchell Parish)
Don’t Take Your Love From Me (Henry Nemo)
Frenesi (Alberto Dominguez-Leonard Whitcup)
Hindustan (Harold Weeks-Dave Wallace)
How Deep Is The Ocean (Irving Berlin)
I Get A Kick Out Of You (Cole Porter)
I’ll Remember April (Don Raye-Gene DePaul-Pat Johnson)
In The Still Of The Night (Cole Porter)
Indian Love Call (Oscar Hammerstein II-Otto Harbach-Rudolf Friml)
It Had To Be You (Gus Kahn-Isham Jones)
I’ve Got You Under My Skin (Cole Porter)
Just Kiddin’ Around (Ray Conniff)
Let’s Walk (Artie Shaw-George Siravo)
Jungle Drums (Charles O’Flynn-Carmen Lombardo-Ernesto Lecuona)
Moonglow (Eddie DeLange-Irving Mills-Will Hudson)
My Blue Heaven (George Whiting-Walter Donaldson)
My Heart Belongs To Daddy (Cole Porter)
Night And Day (Cole Porter)
Nightmare (Artie Shaw)
Nobody Knows The Troubles I’ve Seen (tradicional)
‘S Wonderful (Cole Porter)
Smoke Gets In Your Eyes (Otto Harbach-Jerome Kern)
Sometimes I Feel Like A Motherless Child (tradicional)
Stardust (Hoagland “Hoagy” Carmichael-Mitchell Parish)
Summit Ridge Drive (Artie Shaw)
Temptation (Arthur Freed-Nacio Herb Brown)
The Continental (Herbert Magidson-Con Conrad)
The Donkey Serenade (Rudolf Friml-Herbert Stothart-Bob Wright-Chet Forrest)
Yesterdays (Otto Harbach-Jerome Kern)
You Do Something To Me (Cole Porter)
What Is This Thing Called Love? (Cole Porter-Jerry Gray)

 

VÍDEO-BÔNUS

O melhor de Artie Shaw

<iframe width="1128" height="634" src="https://www.youtube.com/embed/V5XokDCbBko" title="The Best Of Artie Shaw &amp; His Orchestra | Swing Clarinet Big Band Music" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias