Editoria de Ciência e Cultura da Plataforma Nacional do Facetubes c/Mhario Lincoln
ARTIGO 4
CIVILIZAÇÕES ANTERIORES E O PAPEL PEDAGÓGICO DA DÚVIDA. Se já houve outra civilização avançada na Terra, onde estão os rastros?
Em 2018, dois cientistas – Gavin Schmidt, ligado à pesquisa climática, e Adam Frank, astrofísico – propuseram um exercício mental que ficou conhecido como “hipótese siluriana”. A ideia era simples e desconcertante: se uma civilização industrial tivesse surgido na Terra milhões de anos antes da nossa, seríamos capazes de detectar sua passagem nos registros geológicos? Em vez de partir de relatos míticos ou de artefatos duvidosos, eles olharam para o único exemplo que temos: nós mesmos. O que uma espécie industrial como a humana está deixando para trás que ainda será visível daqui a dezenas de milhões de anos?
As respostas passam por alterações na composição da atmosfera, mudanças nos ciclos de carbono e nitrogênio, depósitos concentrados de certos metais e compostos sintéticos, camadas ricas em plásticos e resíduos de combustíveis fósseis. Mesmo com erosão, subducção de placas e reciclagem de sedimentos, parte dessas assinaturas tende a permanecer. Ao aplicar esse raciocínio ao passado profundo, Schmidt e Frank concluem que, até onde os dados alcançam, não há sinais de uma civilização tecnológica anterior à nossa. Isso não significa que possamos excluir, de modo absoluto, qualquer forma de organização complexa; significa apenas que não há vestígios claros de uma sociedade industrial comparável à atual.
Quando se coloca essa conclusão ao lado do que se sabe sobre criatividade, genética e experiências extrassensoriais, o quadro ganha contornos mais nítidos. A capacidade de imaginar mundos extraterrestres, de projetar viagens espaciais ou de conceber aparelhos inexistentes em 1960 não exige, como explicação, um “arquivo” secreto herdado de povos superadiantados. Ela pode ser compreendida como fruto de um cérebro poderoso, de tradições científicas acumuladas e de uma cultura que se acostumou a pensar em escalas cósmicas. A ausência de evidências sólidas sobre civilizações técnicas anteriores à nossa, somada à ausência de provas robustas de transmissão extrasensorial de conteúdos complexos, torna a hipótese de um legado tecnológico invisível extremamente improvável no plano científico.
Isso não invalida, contudo, o valor da pergunta. Ao contrário: em sala de aula, em debates públicos, em ensaios e crônicas, ela funciona como porta de entrada para algo essencial na formação intelectual contemporânea. Em vez de simplesmente negar a hipótese, o professor pode usá-la para discutir o que conta como evidência, como se constrói uma teoria, por que a replicabilidade é importante, como a geologia lê o tempo profundo, de que modo a ficção científica se alimenta da ciência e, em certos casos, devolve ideias aos laboratórios.
No fim, a resposta mais honesta é dupla. De um lado, tudo indica que as nossas tecnologias – do celular à inteligência artificial, das sondas interplanetárias aos aceleradores de partículas – nasceram da combinação entre curiosidade humana, matemática, experimentação e imaginação treinada, não de memórias genéticas de civilizações extintas. De outro, a persistência dessas questões mostra que a espécie humana precisa, tanto quanto de dados, de narrativas que lhe deem lugar no cosmos e no tempo. Entre a ficção e a não ficção, entre o romance futurista e o artigo científico, o que se revela é uma mesma força: o desejo de compreender quem somos, de onde viemos e até onde podemos ir.
Internacional FT Mulheres que escreveram a Espanha por dentro e com muita coragem
A MÚSICA DE MHL Rede Facetubes decide criar página no Facebook para guardar as mais de 100 letras musicais de MHL
INTERNACIONAIS Livrarias japonesas viram destino cultural e apontam nova rota para o mercado do livro
11 de SETEMBRO Além da tragédia de 11 de setembro de 2001, nos EUA: dois livros brigam por credibilidade, 25 anos depois
LEIÇÕES ACADÊMICAS Brasil e França vão eleger novos imortais no mesmo dia: sucessões de Zuenir Ventura e Vargas Llosa movimentam academias
Especiais Especial: “(...) a artista Susana Pinheiro me ensinou a compreender uma tela”, de Mhario Lincoln Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 10° Máx. 17°
Tempo nubladoMín. 11° Máx. 21°
Tempo nublado
Colunista Socorro Guterres COMO UM CÃO: O ABSURDO JURÍDICO EM O PROCESSO
Coluna de RUY PALHANO Dr. RUY PALHANO em texto que fala profundamente sobre a “perda do sentido e o vazio exsistencial”
Academias Brasil/Exterior Coirmãs João Ewerton celebra 50 anos de pintura e revela, em sete fases, as raízes culturais do Maranhão
Coronel Carlos Furtado De Carlos Furtado:“A DIFÍCIL ARTE DE SER POETA”