Sábado, 06 de Março de 2021 02:32
[email protected]m
Internacional COLUNISTAS

Professor Edomir Martins de Oliveira, embaixador Universal da Paz, fala sobre o tema

Uma homenagem a Gabrielle Simon, presidente do CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX SUISSE / FRANCE

18/01/2021 20h14 Atualizada há 2 meses
296
Por: Mhario Lincoln Fonte: Edomir Martins de Oliveira
Embaixador Edomir de Oliveira
Embaixador Edomir de Oliveira

Falando de Paz

*Edomir Martins de Oliveira                      

Gabrielle Simon, Presidente do CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX SUISSE/FRANCE, detentora do Prêmio Global Peace Chanel, traz preciosas lições sobre a Paz, em um de seus textos publicados nas redes sociais, lembrando-nos que Gandhi nos ensina que não há caminho para a paz, a paz é o caminho e acrescenta que ela por si só significa um estado de calma e equilíbrio e ainda nos encaminha para “lembranças de povos antigos que descrevem a paz como “quietude em ordem”.

A importância dessa irmandade para o mundo é enorme. Cada Embaixador da Paz, é um discípulo que vê no próximo o que por ele pode ser feito para que predomine paz em sua vida. Nesta época de Pandemia onde se fala tanto a importância da vacina necessária para evitar contaminações, o homem luta para ter a paz ao seu lado e até acredita que ela pode ser necessária para sua paz.

Gabrielle Simon.

Faço então uma caminhada por “Guerra e Paz de Liev Tolstoi” e me vem a lembrança que o romance histórico, narra a história de época das guerras de Napoleão Bonaparte na Rússia. Os homens buscavam tanto a paz através das guerras e se esquecem do axioma latino “se vis pacem para pacem”, isto é, se queres a paz prepara-te para a paz e não para a guerra. Não se pode buscar paz através de guerras.

Lembro-me também do quadro de Cândido Portinari “Guerra e Paz” obra pintada em uma tela de 14X10 metros aproximadamente, onde o autor expõe corpos em toda a tela. retratando a “guerra que sempre existiu na humanidade e que infelizmente continua existindo”.

Os homens deveriam dar tudo de si para expandir mais a paz levando-a ao seu semelhante. Em cada um de nós deve pairar muita reflexão antes de fazermos ou dizermos algo ao nosso semelhante.  Devemos evitar levar contrariedades sérias ao próximo, mas levar-lhes palavras de conforto ao coração, para que todos tenham uma mente e um coração sadios.

E que nós Embaixadores Universais da Paz nos inspiremos no que ensinam os ensinamentos de Cristo, contidos em João 14:27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Evitemos as guerras, físicas, psicológicas ou morais. Podemos doar como embaixadores tantas coisas boas aos homens. Cresçamos no fazê-lo.

Nossos melhores encômios a Exa. Sra. Gabrielle Simon, CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX SUISSE/FRANCE, detentora do Prêmio Global Peace Chanel, pela apresentação de admiráveis reflexões sobre a PAZ em uma época que ainda os homens se preparam mais para guerras do que para paz.

* Edomir Martins de Oliveira  é Vice-presidente Nacional da Academia Poética Brasileira e Embaixador Universal da Paz 

 

11 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Curitiba - PR
Atualizado às 02h23 - Fonte: Climatempo
17°
Nevoeiro

Mín. 16° Máx. 25°

17° Sensação
6 km/h Vento
100% Umidade do ar
90% (12mm) Chance de chuva
Amanhã (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 23°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (08/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias